VOLTAR

Pará faz protestos contra usina

FSP, Dinheiro, p. B6
05 de Fev de 2010

Pará faz protestos contra usina

Da agência Folha, em Belém

Três protestos em três cidades diferentes do Pará ocorreram ontem contra a liberação da licença prévia para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, a ser construída no rio Xingu.
Em Altamira, ao menos 150 pessoas se reuniram em frente à sede local do Ibama, responsável pela aprovação da licença, para fazer uma "vigília".
Estavam lá indígenas, agricultores, ribeirinhos e integrantes de ONGs como Movimento Xingu Vivo para Sempre e MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens).
Com uma potência instalada de 11,2 mil MW, Belo Monte deve se tornar a terceira maior hidrelétrica do mundo. Seu custo, ainda não definido, pode chegar a R$ 30 bilhões.
De acordo com seus críticos, a usina vai trazer danos para o meio ambiente e para os moradores que vivem no entorno dos barramentos.
Além de Altamira, as sedes do Ibama de Santarém e Belém foram alvo de protestos, que começariam no início da noite de ontem. As ONGs que lutam contra a obra devem organizar outras manifestações ao longo dos próximos meses. (João Carlos Magalhães)

FSP, 05/02/2010, Dinheiro, p. B6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.