VOLTAR

Papel dos rios no ciclo do carbono é mote de pesquisas

OESP, Vida, p. A30
27 de Ago de 2011

Papel dos rios no ciclo do carbono é mote de pesquisas

Karina Ninni, Clarissa Thomé e Marcelo Portela

O Rio Amazonas lança 13 vezes mais carbono na atmosfera na forma de CO2 do que despeja no oceano em todas as outras formas. A origem exata de tanto CO2 no maior rio do mundo é algo ainda pouco compreendido pela ciência, mas um projeto encabeçado por pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) está tentando responder a esta e outras perguntas.
"Até meados de 2000, a ideia comum era de que os rios atuavam no ciclo global do carbono apenas transportando-o para os oceanos. Em estudos realizados pelo nosso grupo, assimilando evidências de outros, a importância da emissão de CO2 desses ambientes para a atmosfera assumiu papel de destaque", conta Alex Krusche, que lidera a equipe de cientistas do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA).
"Já medimos concentrações de CO2 nas águas do Rio Solimões de 8 mil partes por milhão (ppm), enquanto há apenas cerca de 400 ppm no ar. Em alguns rios de cabeceira que drenam solos arenosos, observamos concentrações na água ainda maiores. Esse desequilíbrio faz com que saia mais CO2 da água do que entra", explica. Ele defende que é crucial entender mais sobre o papel dessa região no ciclo global do carbono.

OESP, 27/08/2011, Vida, p. A30

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,planeta,764449,0.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.