VOLTAR

Países se comprometem a preservar rios da região

OESP, Vida, p. A18
04 de Dez de 2004

Países se comprometem a preservar rios da região

Os países amazônicos renovaram ontem seu compromisso de conter os danos ambientais nos rios da região, que são as maiores reservas de água doce do planeta.
No encerramento de uma reunião convocada pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca), representantes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname, Peru e Venezuela chegaram a um acordo para a criação de três grupos de trabalho que farão um diagnóstico real sobre o impacto da poluição nos rios amazônicos.
O primeiro grupo deverá definir estratégias conjuntas para a redução da contaminação por mercúrio, um metal,' pesado que é considerado pior agente poluente da região e foi o centro dos debates do seminário, realizado no Rio.
Uma segunda equipe terá como tarefa estudar os programas sociais e de saúde pública para reduzir o risco que essa contaminação representa para os moradores da região. A intenção é evitar tragédias semelhantes à registrada há cinco décadas na baía japonesa de Minamata, onde milhares de pessoas foram contaminadas pelo mercúrio orgânico jogado nas águas por uma empresa de mineração.
O terceiro grupo se dedicará ao estudo de projetos que intensifiquem a cooperação no âmbito legal, um dos assuntos mais complicados por causa das diferenças entre os oito países amazônicos.
Na abertura do seminário, na quarta-feira, a equatoriana Rosalía Arteaga, secretária-geral da Otca, alertou que é necessário harmonizar as leis dos países membros para garantir uma ação efetiva contra os danos ambientais.
"Algumas coisas que são consideradas crimes nas leis de alguns países não são na legislação de outros, o que dificulta a definição de ações comuns", disse. EFE

OESP, 04/12/2004, Vida, p. A18

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.