VOLTAR

Padilha culpa Alckmin pela falta de água em São Paulo

FSP, Poder 1, p. A16
15 de Mar de 2014

Padilha culpa Alckmin pela falta de água em São Paulo
Pré-candidato do PT ao governo diz que tucanos não tiveram 'responsabilidade'
Segundo o petista, prefeito de Guarulhos só foi comunicado sobre corte de água um dia antes e via e-mail

Marina Dias de São Paulo

O racionamento de água em São Paulo entrou na pauta da disputa pelo governo do Estado e já é explorado na pré-campanha de Alexandre Padilha (PT) ao Palácio dos Bandeirantes na tentativa de desgastar a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB).
Durante visita ontem a Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, Padilha disse que "falta sinceridade e responsabilidade" ao governo para gerenciar a crise de água no Estado.
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) anunciou anteontem a redução em 15,5% do fornecimento de água para Guarulhos devido ao baixo nível dos sistemas que abastecem a região.
"Falta sinceridade ao governo estadual para esclarecer à população o que de fato está acontecendo, qual é a situação real. Falta franqueza e transparência para mostrar os riscos e apontar alternativas", disse o petista.
Pela manhã, Padilha participou de uma reunião com empresários de Guarulhos e considerou "inadmissível" o prefeito da cidade, Sebastião Almeida (PT), ter sido comunicado pela Sabesp sobre o corte via e-mail e com apenas um dia de antecedência.
"É inadmissível que o prefeito da segunda maior cidade do Estado seja avisado por e-mail que terá um corte de água e que precisará se virar para resolver a situação", declarou o pré-candidato petista. "Tem que ter respeito, sinceridade e responsabilidade diante das atitudes que estão sendo tomadas", completou.
De acordo com o prefeito, a comitiva petista participava de um almoço na quarta-feira (12) em Guararema (SP) quando chegou um e-mail da área técnica da Sabesp avisando sobre a suspensão do abastecimento de 400 L/s de água na cidade de Guarulhos.
Em nota, a Sabesp informou ter realizou uma reunião no dia 7 de fevereiro com os municípios que compram água por atacado da companhia para tratar da "situação de crise hídrica", e que representantes de Guarulhos estavam presentes.
A Sabesp afirma ter procurado Afrânio de Paula Sobrinho, superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos), desde 7 de março, mas diz só ter obtido resposta na terça, quando então o informou dos procedimentos já solicitados na reunião de fevereiro. Sobrinho não foi localizado para comentar a declaração.
Responsável pela distribuição dos recursos hídricos em Guarulhos, o Saae produz 13% da água consumida na cidade. Os outros 87% são comprados por atacado da Sabesp, seja do sistema Alto do Tietê ou da Cantareira, que hoje opera com cerca de 15% de sua capacidade por conta da estiagem.

SETOR ENERGÉTICO
Questionado sobre o risco de racionamento de energia elétrica --crise enfrentada pelo governo da presidente Dilma-- em comparação com a crise da água em São Paulo, o petista afirmou que "são situações absolutamente diferentes", porque "houve investimento do governo federal".
"A falta de planejamento está explícita porque não foi realizada nenhuma obra de porte para aumentar a produção de água. Já o governo federal investiu em duas mega usinas e linhas de transmissão de energia".

FSP, 15/03/2014, Poder 1, p. A16

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/156484-padilha-culpa-alckmin-pel…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.