VOLTAR

ONU é acionada contra projeto que dificulta demarcações de terras indígenas no Brasil

Bahia.Ba - https://bahia.ba/politica
07 de Jul de 2021

ONU é acionada contra projeto que dificulta demarcações de terras indígenas no Brasil
Entidades dizem que PL 490, aprovado na Câmara, inviabiliza a demarcação de terras indígenas, ameaça territórios existentes e tira direitos previstos na Constituição

Redação

A ONU (Organização das Nações Unidas) foi acionada para intervir cobrando medidas imediatas de autoridades brasileiras sobre a possível aprovação do projeto de lei 490, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

O "apelo urgente" foi feito por cinco entidades e indica que o texto aprovado inviabiliza a demarcação de terras indígenas, ameaça os territórios existentes e tira direitos previstos na Constituição.

As entidades pedem que a ONU contribua para que a Câmara e o Senado compreendam que o projeto tem vícios de constitucionalidade e configura retrocesso social e impeçam a continuidade de sua tramitação ao menos durante a pandemia da Covid-19.

Assinam o documento à organização, segundo a Folha de S.Paulo, Conectas Direitos Humanos, Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Comissão Arns e Instituto Socioambiental.

Essas entidades também solicitam que todos os projetos de lei com consequências semelheantes sejam submetidos a amplo e detalhado debate democrático, o que afirmam não ter acontecido nesse caso.

https://bahia.ba/politica/onu-e-acionada-contra-projeto-que-dificulta-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.