VOLTAR

ONG põe boto cor-de-rosa inflável no gramado em frente ao Congresso

G1 - http://g1.globo.com/
02 de Set de 2014

Integrantes da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) instalaram um boto cor-de-rosa inflável no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, em frentre ao Congresso Nacional, em Brasília, em um ato a favor da antecipação da proibição da pesca da piracatinga, prevista para começar em janeiro.

"Para pescar o peixe piracatinga, pescadores matam o boto para usar como isca. Nossos estudos apontam que o declínio da população é de cerca de 10% ao ano", diz Jone César, integrante da Ampa. "Em 10, 20 anos, acreditamos que atinja um nível em que não seja mais possível se recuperar a população dele e possa ser extinto."

O grupo vai entregar uma petição no Ministério do Meio ambiente com 57 mil assinaturas de pessoas de todo mundo pedindo que a moratória seja antecipada. Segundo César, os quatro meses que antecedem o início da cessação temporária da pesca são os mais intensos.

Em julho, o Fantástico, da TV Globo, mostrou a matança de botos no Amazonas para uso como isca para a piracatinga. O mamífero é capturado à noite. Quando o boto fica preso à rede, os pescadores lançam o arpão. O bicho de 250 quilos é forçado para o fundo da água. Sem poder vir à tona e respirar, morre afogado.

O pescador filmado pelo Fantástico sabe que cometeu um crime ambiental inafiançável. "Se a gente for pego com isso aí, é pior do que matar um ser humano. O cara vai preso. O cara responde. Porque o ser humano você mata hoje e amanhã sai. Esse aí não. Isso aí a gente mata porque não tem outra isca para pescar", disse.

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/09/ong-poe-boto-cor-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.