VOLTAR

Oficina em Brasília discute prioridades de projeto bilateral

http://www.mma.gov.br
Autor: Maiesse Gramacho
18 de Mar de 2011

O Ministério do Meio Ambiente e a agência alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) realizam, nesta sexta-feira (18/3), oficina para definir as ações do projeto de cooperação técnica Brasil-Alemanha - Desenvolvimento de Capacidades para a Gestão Ambiental na Amazônia. O encontro foi aberto às 9h pelo secretário-executivo do MMA, Francisco Gaetani, e segue durante todo o dia no Hotel Manhattan Plaza, em Brasília (DF).

Gaetani destacou a presença da cooperação alemã em diversas ações desenvolvidas pelo Governo brasileiro, em especial na área de meio ambiente. O secretário-executivo disse, ainda, que o projeto atua em uma "área crítica" - a de florestas - e, daí, a sua importância. O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Roberto Vizentin, também participou da abertura dos trabalhos.

Até as 18h, os participantes vão discutir estratégias e ações a serem implementadas entre 2011 e 2013. O projeto é coordenado pelo MMA, em conjunto com a GIZ, e tem como objetivo desenvolver capacidades de instituições governamentais e não-governamentais e do setor privado para a gestão sustentável de recursos naturais na Amazônia. As áreas temáticas contempladas são: Gestão de Áreas Protegidas; Gestão Florestal; Prevenção e Controle do Desmatamento; Ordenamento Territorial; e Desenvolvimento da Economia Local e Regional.

Para o diretor da GIZ, Ulrich Krammenschneider, "a cooperação com o Brasil é muito importante", especialmente nas áreas de mudanças climáticas, biodiversidade, eficiência energética e desenvolvimento sustentável. Já o representante do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), Jens Ochtrop, destacou a oficina como sendo a ocasião que marca o início de mais um período da cooperação entre os dois países na área ambiental. "Queremos intensificar a cooperação técnica e financeira com o Brasil", acrescentou.

As ações e estratégias definidas serão implementadas em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e as secretarias estaduais de Meio Ambiente do Acre, Amazonas e Pará.

Além de representantes do MMA e da GIZ, o encontro conta com a participação de dirigentes e técnicos do SFB; do ICMBio; das secretarias estaduais de Meio Ambiente do Acre, Amazonas e Pará; da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores; da Fundação Nacional do Índio; do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; e do KfW.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=6552

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.