O Globo - https://oglobo.globo.com/
25 de Out de 2024
O que é 'corrupção verde', tema em pauta no grupo empresarial vinculado ao G20
Durante evento evento em São Paulo, Fórum anunciou nova plataforma vinculada a combater práticas ilícitas
Ana Flávia Pilar
25/10/2024
O Business 20 (B20), fórum empresarial vinculado ao G20, vem chamando atenção em eventos recentes sobre a importância de se discutir a "corrupção verde". Apesar de parecer um termo novo e abstrato, o diretor de gerenciamento de projetos do GT de Integridade e Compliance do B20 e diretor de Compliance da BRF, Reynaldo Goto, diz que esse é um conceito simples, que trata das diversas maneiras de burlar as regulamentações ambientais, como pagamento de propinas para obter licenciamento e documentos para exportação, no caso de produtores sem compromisso com a sustentabilidade.
Para os empresários, combater essa prática ajudaria a enfraquecer o financiamento e a cadeia criminosa associada a atividades ilegais como desmatamento e mineração ilegal.
- É inegável que a gente tenha problemas relacionados à mineração ilegal, por exemplo, na Amazônia. Obviamente, tanto a mineração ilegal quanto o desmatamento ilegal impactam o no meio ambiente, mas essas práticas estão cercadas de uma série de pequenas corrupções ou pequenos mecanismos de corrupção. Há um problema de pagamento de propina, por exemplo, para o licenciamento, para (obter) documentação para exportação e problemas relacionados a violações de direitos humanos.
Goto defende a cooperação entre diversos setores para resolver esse problema, que vai desde descobrir quem está desmatando até detectar todos os demais envolvidos na cadeia criminosa.
- Não só estrangular esses negócios [...] Temos que ver os mercados para onde esse produto vai e também dar um caminho para as pessoas que atualmente trabalham com isso, muitas vezes sem condições mínimas, sem geração de renda que lhe permita tomar decisões mais assertivas quanto à preservação do meio ambiente.
Durante o B20 Summit Brasil em São Paulo, o grupo empresarial lançou o B20 Collective Action Hub, um hub dedicado a ações coletivas anticorrupção, que reúne governos, empresas e sociedade civil. A proposta é combater a corrupção, aumentar a transparência e promover práticas empresariais éticas.
De acordo com o B20, essa iniciativa está alinhada com o entendimento das Nações Unidas, que avaliam a corrupção como "um dos maiores obstáculos" ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030.
Transparência
Como essas atividades estão ligadas a negócios ilegais, faltam dados sobre sua dimensão, o que, segundo Goto, é o maior desafio. Alex Borges, sócio de Risco e Advisory da Deloitte Brasil, afirma que alguns números começam a surgir, ajudando a dar maior publicidade ao problema
O engajamento da sociedade civil e a compreensão de que a economia precisa evoluir rumo a uma maior sustentabilidade, atraindo mais capital, transformação e empregos, têm colocado temas como a corrupção ambiental em pauta.
- É preciso dar transparência, para que as pessoas possam perguntar da onde vem. Em alguns casos, em uma parte desses crimes ambientais, as pessoas acham que é o caminho mais fácil e econômico, e não necessariamente há equilíbrio financeiro.
https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/10/25/o-que-e-corrupcao-…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.