VOLTAR

'O presidente da Funai é nefasto aos indígenas'

O Globo, O País, p. 10
Autor: POSSUELO, Sydney
26 de Jan de 2006

'O presidente da Funai é nefasto aos indígenas'

Demétrio Weber

Demitido após 33 anos de trabalho na Funai, o sertanista Sydney Possuelo passou os últimos dias limpando gavetas. Ele deixou o órgão após criticar duramente o presidente da fundação, Mércio Gomes. Motivo: Mércio teria dito que há terras demais para os índios no Brasil. Na entrevista, ele diz estar decepcionado com o governo Lula. Possuelo afirma que nenhum governo foi tão sensível à causa indígena como o de Fernando Collor, no qual ele próprio dirigiu a Funai.

Como o senhor se sente ao deixar a Funai?

Sydney Possuelo: A Funai é a minha casa, são mais de 30 anos. É um desconforto grande estar tirando as coisas de lá.

A Funai afirmou que "crescia a incompatibilidade" entre o senhor e sertanistas da fundação. Isso é verdade?

Possuelo: Eu acho que teriam muito mais hombridade se falassem: "O Sydney é indisciplinado, fala pelos cotovelos". Porque eu falo mesmo. Se o cara é canalha, chamo de canalha. Se é bonzinho, chamo de bonzinho.

Que outras divergências o senhor tinha com o presidente da Funai, Mércio Gomes?

Possuelo: Tempos atrás, conversando comigo no gabinete, ele falou: "Atendimento a índio, para mim, é quando o índio está lá dentro da terra indígena. Se ele sai fora da terra indígena, para mim não é mais índio".

O que ele queria dizer?

Possuelo: Que índio tem que ficar no meio do mato e não pode vir à cidade reivindicar perante o homem branco coisíssima nenhuma. Tem que ficar ali recebendo as benesses, as migalhas. Que o atendimento à saúde, à educação, tem que ser feito lá, como se eles não fossem da nossa sociedade. Esse não é o entendimento de qualquer principiante de indigenismo. Índio é índio. Que coisa idiota. Isso é indecente um homem falar.

A Funai informa que 400 mil índios ocupam 12% do território nacional. Não é terra demais?

Possuelo: Não vamos reduzir a questão indígena a debater se 12% do território é muito ou pouco. Está em questão a postura do presidente da Funai, que fala as mesmas palavras do madeireiro, do açambarcador de terra indígena, do garimpeiro.

Como o senhor avalia a atuação de Mércio?

Possuelo: Mércio é nefasto aos povos indígenas. A questão da terra indígena está muito polemizada. Você vê o pessoal da UDR, de outras entidades de fazendeiros, buscando terra. Aí eu entendo a frase: "É terra demais para pouco índio". Só não entendo quando é o presidente da Funai. O Mércio falar isso é a mesma coisa que a ministra do Meio Ambiente dizer que é a favor de abater as árvores.

Mas o discurso de Lula e do PT não foi sempre em defesa do meio ambiente e dos índios?

Possuelo: Isso que está se passando agora é uma postura do governo Lula mesmo. Todos têm esse discurso. Tanto a esquerda como a direita.

Qual a sua avaliação do governo Lula após três anos?

Possuelo: Foi ruim, foi muito ruim. Um desencanto.

Qual governo tratou melhor a questão indígena?

Possuelo: O de Collor, sem dúvida nenhuma.

O Globo, 26/01/2006, O País, p. 10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.