VOLTAR

O massacre da missão do Pe. Calleri fez voltar à tona um problema sério

Diário de Notícias
11 de Dez de 1968

O diretor do departamento de Patrimônio Indígena da Funai acredita que a persistência das notícias sobre o extermínio da expedição pacificadora do padre Calleri, pelos Waimiri Atroari, esconde interesses econômicos que foram contrariados.

Segundo o diretor há muitos interesses de estrangeiros na área dos Waimiri Atroari, isso por que acredita-se que a terra é rica em minérios.

O diretor relatou que antes da expedição do padre Calleri partir, o pastor William Neil Hawkins, da Cruzada de Evangelização Mundial (CEM), entidade protestante norte-americana, ofereceu-se para abrir uma terceira frente de pacificação dos índios. O departamento de pesquisas da Funai deu parecer contrário. A CEM se ofereceu para quando fosse necessário e disse ter um plano de pacificação e que estaria pronta para agir " se houver situação imprevista". O diretor estranhou muito essa colocação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.