VOLTAR

Novos leilões de hidrelétricas não devem sair este ano

OESP, Economia, p. B4
24 de Abr de 2010

Novos leilões de hidrelétricas não devem sair este ano

O governo pretende leiloar mais 13 hidrelétricas este ano, depois do confuso processo da usina de Belo Monte (PA). Na prática, entretanto, dificilmente essas usinas chegarão a passar pela licitação, porque apenas uma delas possui a licença ambiental prévia, documento sem o qual nenhum projeto hidrelétrico pode ser leiloado.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os projetos serão leiloados em dois blocos. O primeiro engloba nove usinas, que juntas terão capacidade de produção de 1.338 megawatts (MW) de energia. A ideia é fazer a licitação até junho. No segundo semestre, seria a vez do leilão dos quatro empreendimentos restantes, que somam potencial de energia de 3.302 MW.
Da lista do governo apenas o projeto da usina de Santo Antônio do Jari, entre os Estados do Pará e Amapá, está com a licença prévia emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. A vontade do governo de leiloar usinas hidrelétricas já foi barrada no ano passado pelos órgãos ambientais.

OESP, 24/04/2010, Economia, p. B4

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100424/not_imp542294,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.