VOLTAR

Novos equipamentos vão reforçar atendimento à saúde indígena no Amazonas

Radiobrás
Autor: Michel Medeiros
24 de Out de 2006

Profissionais de saúde do Amazonas poderão contar com 30 novos barcos para reforçar o atendimento a de cerca de 125 mil índios que vivem em 62 municípios do estado, especialmente aqueles que vivem em lugares de difícil acesso.

Os botes serão entregues hoje (23) a sete equipes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Manaus. As equipes de saúde que vão atender os índios são formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas e técnicos de saúde.

Segundo o diretor-executivo da Funasa, Danilo Forte, uma das metas das equipes é combater a desnutrição infantil na região. Estamos desenvolvendo o sistema de vigilância alimentar e nutricional aqui no Amazonas. As equipes médicas vão fazer o acompanhamento dessas crianças e vamos trabalhar para diminuir os números de mortalidade infantil na região”, afirmou.

Além do atendimento das equipes, uma força-tarefa está sendo preparada há doze meses para atender casos de hepatite viral, doença que atinge cerca de 4 mil índios da região do Vale do Javari, em Tabatinga.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.