VOLTAR

Novidades na gestão do uso público da Chapada dos Veadeiros

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
16 de Abr de 2012

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está implementando diversas novidades para incrementar a gestão do uso público e proporcionar novas e melhores experiências para os visitantes da unidade de conservação. A principal mudança é o fim gradativo da obrigatoriedade na contratação de condutores para os passeios no parque, que foi estabelecida em 1991 como alternativa econômica para os garimpeiros que atuavam na área.

Hoje, a medida não se justifica pela existência de diversas outras oportunidades econômicas relacionadas ao turismo na região. A obrigatoriedade de contratação é tema de diversos protestos de visitantes que são obrigados a percorrer a trilha em grupos maiores e muitas vezes heterogêneos para dividir os custos do condutor, entre outros aspectos que afetam a qualidade da visita. Muitas vezes faltam condutores nos feriados e os visitantes não podiam entrar no parque. A obrigatoriedade será extinta assim que as trilhas forem sinalizadas, começando pelo Circuito dos Saltos do Rio Preto.

Em 2008, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) editou Instrução Normativa estabelecendo o fim da obrigatoriedade como princípio e o plano de manejo do parque, publicado em 2009, já previa a contratação opcional, mas só agora a medida está sendo implementada. O Instituto continuará recomendando a contratação para enriquecer a visita com relatos históricos ou observações sobre o ambiente local, além de capacitar os condutores e formalizar sua atividade por meio de autorizações.

O coordenador geral de uso público, Ernesto Viveiros de Castro, destaca a importância das mudanças. "As novidades na gestão vão estimular a visitação e atender um público que hoje não visita a Chapada. A médio prazo deveremos ter um parque mais consolidado, com mais atrativos, recebendo mais visitantes e gerando mais oportunidades econômicas relacionadas ao turismo, inclusive para os condutores, que poderão atuar também nas trilhas de longo curso, no apoio logístico para acampamentos e no transporte dos visitantes. Os condutores que fazem um trabalho de qualidade certamente continuarão atuando sem a obrigatoriedade", destacou Ernesto.

O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros recebe cerca de 20 mil visitantes por ano, um número muito abaixo de seu potencial. Muitas pessoas desistem de visitar o parque por conta dos poucos atrativos abertos e pela obrigatoriedade de contratação do condutor. Além do fim da obrigatoriedade serão oferecidos novos atrativos e atividades aos visitantes. Entre as atividades compatíveis com o plano de manejo estão travessias e trilhas de longo curso e o canionismo.

Uma equipe do ICMBio - formada por representantes da Coordenação Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio; o diretor de Criação e Manejo, Pedro Menezes; o chefe da unidade de conservação Leonard Schumm; condutores locais e voluntários - fez na primeira semana de abril uma travessia no parque para avaliar seu potencial para o uso público. A Travessia entre São Jorge e os Jardins de Maitreya deverá ter trajeto de cerca de 25 quilômetros, com pernoite próximo à cachoeira das Sete Quedas. Outras travessias e trilhas já estão em estudo.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2781-novi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.