VOLTAR

Nortão: índios mantém 4 pescadores há 9 dias em aldeia

Só Notícias - www.sonoticias.com.br
07 de Ago de 2008

Quatro pescadores estão impedidos de sair, há nove dias, da aldeia Sobradinho, da etnia Kayabí, no Parque Nacional do Xingú. A aldeia fica às margens do rio Arraia, no município de Marcelândia (210 km de Sinop). Os índios acusam o grupo de invadir suas terras e pescar em área proibida e exigem a presença do presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), ampliação de suas terras e meios para coibir a pesca ilegal na região.

Funcionários do Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente) e da Funai que foram ao local averiguar a denúncia de pesca ilegal, também foram mantidos reféns no final de semana. Um helicóptero resgatou ontem os fiscais, que foram levados a Barra do Garças. Os pescadores permanecem no local e os índios querem garantias para que suas áreas não voltem a ser invadidas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.