VOLTAR

No DSEI Médio Rio Purus, barcos e bicicletas auxiliarão no atendimento a sete mil índios

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br
17 de Out de 2011

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Purus, localizado no Estado do Amazonas e próximo à divisa com o Acre e Rondônia, realizou, recentemente, uma compra no valor de um milhão e trezentos mil reais. Foram adquiridos 47 itens, sendo 34 motores de barcos, sete bicicletas, seis botes, entre outros equipamentos, que auxiliarão no atendimento à saúde de sete mil índios, população assistida pelo DSEI. O material já começou a ser entregue aos Polos Base e às Casas de Saúde Indígena (CASAIs).

As bicicletas darão agilidade ao trabalho dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) nas visitas às aldeias, os barcos serão utilizados na locomoção das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e no transporte de pacientes para os Polos Base e para as duas Casas de Saúde Indígena (CASAIs), uma localizada em Lábrea, sede do DSEI, e a outra em Tapauá. Além da compra, o DSEI Médio Rio Purus contratará, ainda, 12 motoristas, oito cozinheiras e oito secretárias que trabalharão nas CASAIs e na sede do DSEI.

Desde o último dia 5, o DSEI Médio Rio Purus tem uma nova chefe, a enfermeira Fátima Aparecida da Silva. Servidora pública federal, com mais de 30 anos de experiência de trabalho com povos indígenas, Fátima da Silva atuava no Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), e tem como tarefa organizar e reestruturar o DSEI e garantir sua existência como unidade gestora e autônoma.

O Distrito Sanitário Especial Indígena é a unidade descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). O subsistema é composto por 34 DSEIs, em todo o país. Entre os povos atendidos pelo DSEI Médio Rio Purus, 3.580 são da etnia Apurinã, que representa 40% da população assistida.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.