VOLTAR

Nível do Rio Negro sobe e assusta

CB, Brasil, p. 17
10 de Mai de 2009

Nível do Rio Negro sobe e assusta

O nível do Rio Negro atingiu ontem a cota de emergência, que é de 28,90m. A marca é definida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) como alerta aos órgãos de defesa civil do Amazonas. A média de subida do rio, contudo, passou de cerca de 4cm por dia para até 2cm durante a semana. Há a expectativa de que em junho possa atingir o nível da maior cheia registrada, ocorrida em 1953, quando chegou a 29,69m.
O Rio Solimões, que represa o Rio Negro, continua subindo cerca de 4cm ao dia, e atingiu 26,90m. 0 Solimões tem mais força na corrente de água e volume que o Negro e os dois rios se encontram nos arredores de Manaus formando o Rio Amazonas.
Segundo a assessoria da Defesa Civil Municipal, já foram distribuídos 200 metros de madeiras para as pessoas que estão com seus assoalhos alagados nos arredores de Manaus, já que a maioria não quer sair de suas casas. No interior, a Defesa Civil estadual entrega cartões com valor de R$ 300 para cerca de 5 mil famílias em 38 municípios. Há dois meses, foi decretada situação de emergência nos 62 municípios do estado.

CB, 10/05/2009, Brasil, p. 17

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.