VOLTAR

Navio carregado com lixo inglês zarpa do Porto de Santos

OESP, Metrópole, p. C10
06 de Ago de 2009

Navio carregado com lixo inglês zarpa do Porto de Santos
Embarcação deve chegar à Europa no dia 17; oito contêineres não foram embarcados e seguem no RS

Rejane Lima
Santos

O navio MSC Oriane deixou o Porto de Santos pouco depois das 14 horas de ontem levando de volta à Inglaterra quase todo o lixo trazido indevidamente para o Brasil. Ao todo, foram carregados 40 contêineres com lixo no Porto de Rio Grande (RS) e 41 no Porto de Santos. Permanecem no País, entretanto, os oito contêineres armazenados em uma estação aduaneira (porto seco) em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, que deverão ser devolvidos à Europa em uma segunda etapa.
Atracado no Terminal da Santos Brasil, no Guarujá, desde as 20 horas de terça-feira, o navio começou a ser carregado às 22 horas do mesmo dia- A conclusão dos trabalhos ocorreu pouco antes do meio-dia de ontem, porém, a embarcação deixou o cais santista apenas às 14 horas, por causa dos trâmites burocráticos da documentarão.
Além de receber os contêineres com lixo, a navio foi carregado em Santos com outros 800 contêineres com cargas para exportação. Antes de atravessar o Atlântico, o MSC Oriane fará uma escala no Porto de Itaguaí, no Estado do Rio, e a previsão é que chegue ao Porto de Felixstowe, na Inglaterra, no dia 17.
Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Receita Federal acompanharam o embarque do lixo. A descoberta da carga mobilizou diversos órgãos. A Polícia Federal instaurou inquérito .para apurar crimes como o de falsa declaração de conteúdo, pois, na documentação 40 importação, a carga foi descrita como polímero de etileno e resíduos plásticos para a reciclagem.
0 Ministério do Meio Ambiente pediu ajuda ao Itamaraty, que contatou o Reino Unido e o Secretariado da Convenção de Basileia, que em 1993 proibiu o transporte internacional de lixo. A Justiça Federal determinou a devolução da carga.

OESP, 06/08/2009, Metrópole, p. C10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.