VOLTAR

Naturatins investe em qualificação dos técnicos para análise do CAR

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/
Autor: Suene de Moraes
05 de Fev de 2016

Técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) finalizam nesta sexta-feira, 05, em Brasília, a Oficina de Capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) realizado pelo Ministério do Meio Ambiente. O objetivo é capacitar os servidores com o objetivo de iniciar o processo de análise dos cadastros realizados pelos proprietários rurais.

O curso ocorreu ao longo desta semana e reuniu cerca de 30 técnicos de diversos estados brasileiros. Esta é a primeira de duas rodadas de capacitação programadas. Pelo Naturatins participam o gerente do CAR e Regularização, José Manzano, e o gerente de Monitoramento e Ações de Emergências, Aldaíres Pacheco.

Manzano explica que o cadastramento está praticamente na reta final. "E vamos começar a analisar os dados que foram declarados", afirmou. Segundo o Ministério do Meio Ambiente uma segunda turma de técnicos dos estados deve ser capacitada no final de fevereiro

CAR

As inscrições para o CAR seguem até o dia 5 de maio de 2016. O CAR é um registro público online, feito junto ao órgão ambiental competente, que identifica as reservas legais e as áreas de preservação permanente das propriedades rurais do país.

É um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/2/5/naturatins-investe-em-qual…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.