VOLTAR

Nação Indígena canta ao pé do Monte Pascoal

O Globo (Rio de Janeiro - RJ)
16 de Abr de 2000

Ao pé do Monte Pascoal, local simbólico por ter sido o primeiro ponto avistado por Cabral quando chegou ao Brasil, e tido pelos índios como a "baliza do país, três mil índios deverão se reunir para a realização de um ato público, que contará com a presença da Anistia Internacional. Além disso, os índios se reunirão para a Conferência dos Povos e Organizações Indígenas do Brasil. O grupo pretende avaliar os 500 anos do país e traçar novas perspectivas de propostas para a relação estabelecida pela sociedade e pelo Estado com os povos indígenas.
A região do Monte Pascoal é disputada por fazendeiros e pelo Ibama. Este último órgão entrou com ação de reintegração de posse contra a Funai. A retomada do local representa para os índios não apenas uma reocupação, mas uma maneira de alegrar os espíritos de seus antepassados, que, segundo esses índios, enviaram chuvas como sinal de contentamento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.