VOLTAR

Mutirão se prepara para atender índios do Xingu

24 Horas News
03 de Abr de 2008

A caravana do Mutirão da Cidadania se prepara para mais uma ação no Parque Nacional do Xingu, que inicia no dia 18 deste mês e se estende até o dia 24. O evento também celebra o Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril. Em 2007, quando o mutirão permaneceu apenas um dia na aldeia, foram realizados 3.688 atendimentos. Só na área de documentação foram emitidos 156 carteiras de trabalho, 247 CPFs, 236 títulos de eleitor, 294 carteiras de identidade, 452 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) e 94 registros de nascimento.

"Diante do número de pessoas que compareceram ao evento, constatamos que o projeto atingiu sua meta, levando até a comunidade indígena do Parque Nacional do Xingu serviços que auxiliaram na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas", ressaltou a coordenadora do mutirão, Marly Colturato.

O intuito este ano é reforçar a ação e atender um número maior de pessoas. Para isso, o Mutirão da Cidadania ganhou a parceria da Força Aérea Brasileira (FAB), que irá disponibilizar os aviões de transporte Búfalo, que desde a década de 1960 ajudam a diminuir as dificuldades enfrentadas pelos militares dos Pelotões Especiais de Fronteira do Exército (PEFs) e de comunidades carentes e indígenas em todo o Brasil.

"Esses aviões irão facilitar a realização da ação na localidade, já que de balsa a viagem é longa. No ano passado várias aldeias isoladas ficaram de fora do evento porque não conseguiram chegar a tempo ao local do mutirão. Este ano, as comunidades indígenas já foram avisadas e estão na expectativa", comentou o prefeito de Gaúcha do Norte, Edson Harold Wegner.

Desta vez, serão atendidos índios Mainako, Waurá, Kuikuro e do Posto Leonardo, povos que terão acesso aos mais variados serviços de cidadania proporcionados pelo Mutirão, como emissão de documentos, atendimentos na área da saúde, orientações na área de assistência social, entre outros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.