VOLTAR

Mundo perde a cada 13 minutos uma especie

O Globo, Ciencia, p.36
22 de Out de 2004

Mundo perde a cada 13 minutos uma espécie
Um amplo relatório ambiental divulgado ontem pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) alertou que a cada 13 minutos uma espécie de animal desaparece no mundo. Segundo pesquisadores, as populações de animais terrestres, de água doce e marinha tiveram uma redução de 40% no período de 1970 a 2000. A redução da fauna, de acordo com o WWF, é causada pela crescente demanda por alimentos, fibras, energia e água, assim como pelos métodos não sustentáveis de produção.
Chamado Planeta Vivo 2004”, o relatório mediu também a taxa de uso dos recursos naturais do planeta. A conclusão foi que a população mundial consome cerca de 20% a mais de recursos naturais do que a Terra é capaz de repor.
— Gastamos nosso capital natural mais rápido que ele pode ser regenerado pelo planeta. Acumulamos uma dívida ambiental que não poderemos pagar a menos que a Humanidade transforme radicalmente seus padrões de consumo — disse o presidente mundial do WWF, Claude Martin.
O relatório destacou que desde 1961 a pressão humana sobre fontes de recursos naturais aumentou, em média, 160%. A demanda por energia foi a que mais cresceu: subiu 700% desde 1961. O Brasil não está entre os maiores consumidores do mundo, mas o WWF destacou a destruição do Cerrado para a plantação de soja.
O americano é o povo que mais consome recursos naturais. O brasileiro ficou em 60 lugar na lista de 149 países analisados pelo estudo.

O Globo, 22/10/2004, p. 36

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.