VOLTAR

Multa ambiental poderá ser convertida em prestação de serviços de melhoria ao meio ambiente

Rádio Agência EBC - http://radioagencianacional.ebc.com.br
24 de Out de 2017

Multa ambiental poderá ser convertida em prestação de serviços de melhoria ao meio ambiente

Mariana Martins

O Decreto 9179 publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira altera a forma de pagamento de multas ambientais.
O decreto permite a conversão de multa ambiental em prestação de serviços de melhoria do meio ambiente, como o reflorestamento de áreas degradadas.
Segundo o Ibama, os grandes devedores de multas do órgão são empresas autuadas em infrações ligadas à poluição.
A Petrobras, por exemplo, foi a primeira empresa chamada para negociar a conversão das multas.
O decreto prevê duas modalidades para conversão das multas, a direta, na qual o próprio autuado faz o serviço ambiental acordado e a conversão indireta, através do financiamento de projetos estruturantes pré-definidos pela União.
A Presidenta do Ibama, Suely Araújo, explica que a conversão das multas não exclui a responsabilidade civil dos autuados em fazer a reparação das áreas afetadas.
Ainda na opinião de Suely Araújo, a mudança vai tornar mais rápida e prática a reparação dos crimes ambientais.
O ISA, Instituto Socioambiental, avalia positivamente a política. De acordo com Maurício Guetta advogado da entidade, o Decreto regulamenta a Lei de Crimes Ambientais que já prevê a conversão de multas em prestação de serviços para recuperação do meio ambiente.
Mas o ISA questiona os valores de descontos concedidos para adesão dos infratores.
Dados do Ibama apontam que apenas 20% dos valores aplicados em multas eram repassados para o Fundo Nacional do Meio Ambiente e o restante era depositado na conta do Tesouro Nacional.
Outro problema, era a baixa arrecadação das multas aplicadas. Apenas 5% dos valores pagos à União são normalmente convertidos para o Meio Ambiente.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-10/multa-ambien…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.