VOLTAR

MST ataca governo e usinas, em espanhol

OESP, Nacional, p. A12
10 de Mai de 2007

MST ataca governo e usinas, em espanhol
Manifesto com aliados de outros dois países não circulou no Brasil

Guilherme Scarance

Além dos bagres e da licença ambiental, o governo Lula terá de enfrentar um de seus aliados históricos se quiser levar adiante a construção de usinas hidrelétricas no Rio Madeira. Embora não tenha divulgado no Brasil, o Movimento dos Sem-Terra (MST) exibe com destaque, no seu site em espanhol, uma declaração conjunta de seis movimentos sociais, de três países, atacando as obras: "Não passarão sobre o povo do Madeira."

"Repudiamos e consideramos inaceitável a postura do governo brasileiro de querer conceder a licença a qualquer custo e rapidamente ao projeto das represas de Santo Antonio e Jirau", alerta. "É inadmissível que se inicie o processo de concessão de licença de obras cujos impactos foram deliberadamente mascarados e minimizados."

O manifesto, de três páginas, "exige" dos órgãos governamentais duas medidas: "A anulação do processo de licenciamento das represas" e "recusar em sua totalidade o projeto do Complexo do Rio Madeira por seu caráter transnacional, predatório e centralizador". O grupo planeja medidas de "autodefesa e auto-organização".

O texto é resultado de um encontro realizado no dia 5 de março, em Porto Velho (RO). Estiveram presentes o MST, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) - do Brasil -, a Federação Sindical Única dos Trabalhadores Camponeses de Pando (FSUTC) e a Federação Departamental de Mulheres Camponesas de Pando (FDMC) - da Bolívia -, e a Comunidade Cristã de Huetepuhe - do Peru.

Os movimentos registraram o objetivo de fundar o "Movimento Social das Comunidades do Madeira", reunindo agricultores e populações afetadas por represas no Estado de Rondônia e nos distritos de Pando, na Bolívia, e Madre de Dios, no Peru. Eles anunciam uma "resistência conjunta aos grandes projetos programados para beneficiar o agronegócio e empresas mineradoras e madeireiras, em particular o Projeto do Complexo do Madeira".

OESP, 10/05/2007, Nacional, p. A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.