OESP, Vida, p. A22
14 de Ago de 2010
MPF pede suspensão de queima da cana em 53 municípios de SP
José Maria Tomazela
O Ministério Público Federal (MPF) pediu ontem a suspensão imediata da queima controlada de cana-de-açúcar nos 53 municípios da região de Ribeirão Preto, a maior produtora do País. A ação civil pública, com pedido de liminar, foi protocolada na Justiça Federal de Ribeirão Preto.
O embargo inclui as queimadas já autorizadas pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Desde o início do ano foram emitidas licenças para a queima de 53 mil hectares de cana na região, área equivalente a 60 mil campos de futebol.
O MPF pede que a Justiça declare nulas as autorizações já expedidas pela secretaria e que um novo licenciamento seja feito pelo Ibama. O órgão federal, segundo o MPF, deve exigir Relatório de Impacto Ambiental para autorizar as queimadas, considerando as consequências para a saúde e o meio ambiente.
Segundo o procurador Andrey Borges de Mendonça, autor da ação, a queima da palha lança na atmosfera grande quantidade de poluentes nocivos.
OESP, 14/08/2010, Vida, p. A22
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100814/not_imp594957,0.php
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.