VOLTAR

MPF investiga massacre de tribo isolada

O Tempo otempo.com.br
Autor: Flávia Denise
11 de Set de 2017

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF) está investigando uma série de denúncias, uma delas feita por uma organização ambiental, de um massacre em uma tribo indígena isolada próxima ao rio Jandiatuba localizado no município de São Paulo de Olivença (a 988 km de Manaus), nas proximidades da fronteira com a Colômbia. A área, conhecida como Fronteira Isolada Amazônica, é lar das tribos mais isoladas do mundo.

Segundo a ONG Survival, que relata o caso em seu site, mais de dez membros de uma tribo isolada teriam sido mortos por garimpeiros ilegais. A ONG diz que o crime teria ocorrido em agosto, mas só foi descoberto quando os garimpeiros mostraram "troféus" numa cidade da região do Vale do Javari. Crianças e mulheres estariam entre os mortos. A ONG ainda diz que sertanistas da Funai teriam confirmado detalhes do ataque.

O MPF informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que há uma dificuldade em apurar as informações graças ao caráter isolado das tribos e que não há confirmação de que houve um crime ou, caso ele seja confirmado, quantas pessoas teriam sido vítimas.

Para a ONG Survival, o massacre, caso confirmado, seria um resultado da redução do orçamento de equipes do governo federal que protegem o território de indígenas isolados. "O governo do presidente Temer é extremamente anti-indígena, e possui laços fortes com a poderosa bancada ruralista", diz a ONG em seu site.

Operação. Uma recente operação do MPF no rio Jandiatuba flagrou, durante sobrevoo 16 dragas (embarcações) usadas pelo garimpo ilegal. Uma equipe de fiscais do Ibama e militares do Exército foi aos locais e cinco dragas foram abordadas. Quatro delas foram destruídas e uma foi apreendida. O MPF, o Exército e o Ibama realizarão novas operações no rio Jandiatuba, informou o MPF.

http://www.otempo.com.br/capa/brasil/mpf-investiga-massacre-de-tribo-is…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.