VOLTAR

MP quer rever o uso da Cantareira a cada 5 anos

OESP, Metrópole, p. A11
10 de Mar de 2014

MP quer rever o uso da Cantareira a cada 5 anos

José Maria Tomazela - SOROCABA

O Ministério Público Estadual já vê a crise na gestão hídrica do Sistema Cantareira como o maior conflito pela água no País e propõe que a outorga tenha o prazo reduzido de dez para cinco anos.
Segundo o promotor Ivan Carneiro Castanheiro, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) de Piracicaba, a estiagem evidenciou as falhas na gestão do sistema e o risco a que estão sujeitos tanto os municípios localizados na bacia doadora, formada pelos Rios Piracicaba,Capivari e Jundiaí, como a população abastecida pela receptora, a Bacia do Alto Tietê e Região Metropolitana de São Paulo. O governo paulista não se manifesta oficialmente, mas não mostra interesse em alterar as proporções na divisão da água.
Captação.O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse ontem, em Tietê, que a redução no volume de água captado no Sistema Cantareira para abastecer a Grande São Paulo não vai deixar a população sem abastecimento.
Oficialmente, o volume de água captado no sistema será reduzido dos atuais 31 mil litros por segundo para 27,9 mil litros por segundo a partir de hoje.Na prática, a medida já é realizada desde o início do mês.
O objetivo é reduzir o ritmo de comprometimento do sistema que tem registrado os mais baixos volumes da história-ontem, o nível divulgado pela Sabesp era de 16,1%. A água liberada para as regiões de Piracicaba e Campinas também será reduzida de 4 mil para 3 mil litros por segundo.
Segundo Alckmin, o abastecimento na Grande São Paulo será garantido por outros reservatórios que estão em melhores condições. Ele voltou a descartar medidas drásticas, como o rodízio ou racionamento e garantiu que não há falta de água em São Paulo. Moradores de diversos bairros da zona norte e de Osasco, na Grande São Paulo, porém, já relatam estar vivendo rodízio durante as madrugadas há pelo menos duas semanas, como mostrou o Estado na sexta-feira.

OESP, 10/03/2014, Metrópole, p. A11

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,para-mpe-cantareira-ja-e-o-mai…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.