VOLTAR

Mostra reúne filmes com temáticas indígena e quilombola

Fundação Palmares palmares.gov.br
14 de Nov de 2017

Refletir sobre as questões quilombolas e indígenas do presente e do passado na América Latina durante a Semana da Consciência Negra. Com esse mote, o Instituto Cervantes e o Grupo de Pesquisa e Estudos Culturais Afro-ameríndios, do Instituto Federal de Brasília (IFB), realizam nos dias 21 e 22 de novembro, às 19h, a mostra de filmes e ciclo de palestras Re-existências Afro-Ameríndias. A programação acontece na sede do Cervantes (Entrequadra 707/907 Sul) em Brasília, com entrada franca.

A mostra tem curadoria de Larissa Ferreira, coordenadora de Cultura, Raça, Gênero e Estudos Afro-Brasileiros do IFB. Nos filmes que o público assistirá há enfoque na política de dominação e opressão dos povos negros e indígenas na América Latina.

No dia 21, haverá lançamento do longa-metragem brasileiro Quilombo Rio dos Macacos, dirigido por Josias Pires. O documentário conta o drama de uma comunidade de remanescentes de quilombo que vive em uma área de litígio, localizada entre as cidades de Salvador e Simões Filho, na Bahia. Na mesma data, acontecerão palestras sobre os temas educação escolar quilombola e resistência negra.

http://www.palmares.gov.br/archives/48177

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.