VOLTAR

Moradores voltam a achar peixes mortos próximo a hidrelétrica no interior do AP

G1 g1.globo.com
Autor: Fabiana Figueiredo
17 de Fev de 2018

Moradores de Ferreira Gomes, a 137 quilômetros de Macapá, registraram mais peixes mortos de diversas espécies na orla do município na manhã deste sábado (17). A situação foi denunciada pela Associação dos Atingidos por Barragem (Atimba), que aponta a hidrelétrica da Ferreira Gomes Energia como causadora da situação.

O Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) declarou em nota que vai enviar uma equipe ao local para fazer os procedimentos cabíveis, o que só deve ocorrer nos próximos dias, devido a equipe estar empenhada na barragem do garimpo do Lourenço, no município de Calçoene.

A empresa responsável pela usina informou que vai se posicionar sobre o caso ainda neste sábado. O G1 também tenta contato com a Polícia Civil para saber se a situação será investigada.

De acordo com presidente da Atimba, Moroni Guimarães, alguns peixes mortos começaram a aparecer ainda na noite de sexta-feira (16) no Rio Araguari. Entre as espécies, há muitos filhotes, segundo ele.

"Amanheceu hoje de novo peixes mortos da orla da cidade. Ontem a gente já tinha visto peixes boiando, perto das hidrelétricas. Quando foi hoje, a orla já estava cheia. Isso não para. Quando fazem algo, é TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] para fazer estudo, que deveria ser feito antes e não agora que os peixes estão morrendo", reclamou.

Moradores de Ferreira Gomes registram mortandade de peixes desde 2014 às margens do Rio Araguari, em uma região próxima à barragem da usina hidrelétrica que fica na orla da cidade, da Ferreira Gomes Energia.

Guimarães afirmou que na segunda-feira (19), pescadores que se sentiram prejudicados vão cobrar medidas mais rigorosas para a atividade e até suposta punição da hidrelétrica.

"O que a gente fica preocupado é que a mortandade acontece em pleno período de reprodução dos peixes. O pescador não pode pescar para vender, porque é período de defeso, mas podem matar", criticou.

Só em 2014 foram registradas três ocorrências de mortes de peixes na orla do município. O Imap emitiu um laudo na ocasião descartando qualquer tipo de poluição na água por causa da característica do rio, que tem grande capacidade de diluir substâncias.

O aparecimento de peixes mortos foi sempre atribuído pelos ribeirinhos a manobras irregulares supostamente feitas pelas hidrelétricas que têm atividades ao longo do rio.

Pescadores fizeram vários protestos em Ferreira Gomes e em Macapá para cobrar providências devido aos prejuízos causados. Em janeiro, os ribeirinhos participaram de uma missa como ato contra à falta de providências em relação a grande mortandade de peixes.

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/moradores-voltam-a-achar-peixes-m…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.