VOLTAR

Misc reabre as portas com programação intensa

A Gazeta (MT) - http://www.gazetadigital.com.br
Autor: Luiz Fernando Vieira
07 de Abr de 2010

O evento Ikuiapá Cuiabá: Memória e Identidade presta homenagem aos índios e tem fotografia, música e artesanato

O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá ´´Lázaro Papazian´´ (Misc) vai reabrir as portas hoje para comemorar o quarto aniversário e celebrar os 291 anos da cidade com uma programação que se estenderá pelo restante do mês. São mostras de audiovisual, exposições de fotografia e artesanato, oficina e workshop e apresentações musicais. As atividades marcam também o início dos trabalhos do ator e produtor cultural Ivan Belém à frente do espaço.

Belém, que em 2008 levou muita gente para o Misc com seu pocket show Aqui, procê!, parte integrante de um evento em homenagem ao saudoso Liu Arruda, agora tem a missão de fazer com que o museu assuma definitivamente sua vocação. Segundo ele, estão previstas outras ações no local mas, por enquanto, as atenções se voltarão para uma variada programação que vai além do audiovisual.

Ele destaca o evento Ikuiapá Cuiabá: Memória e Identidade, que trata de tentar mudar um quadro que vem sendo verificado há um bom tempo. Segundo Belém, quando se fala em Cuiabá não se faz referência aos povos indígenas, mesmo sabendo que eles tiveram papel importante na formação não só da Capital, mas de Mato Grosso. O nome da cidade, por exemplo, seria uma variação de expressão indígena.

Eles, portanto, serão lembrados tanto com a exibição de filmes e vídeos como em exposições de fotos e artesanatos. Já na cerimônia de reinauguração do Misc, que ocorre hoje, a partir das 18h30, a cultura indígena marca forte presença. O Hino Nacional será apresentado por Márcio Bororo (Academia dos Saberes Indígenas) e Vera Capilé (que também apresentará o Hino de Mato Grosso). Os dois, mais para o final da programação, farão uma apresentação musical no Som no Misc.

Também hoje à tarde serão abertas as exposições Brava Gente (fotografia), Tecendo e Moldando Saberes (artesanato) e Ikuiapá -Cuiabá: Imagens e Sons. As duas primeiras foram montadas em parceria entre o Misc e o Ikuiapá, nome dado ao Centro de Preservação e Difusão do Patrimônio Cultural Indígena da Fundação Nacional do Índio (Funai), instalado em Cuiabá. Já a terceira tem curadoria e coordenação de Wieslaw Jan Syposz e João Luis Cavalcante. Há ainda uma outra exposição, esta itinerante, chamada Centro Antigo por Nenê Andreato. Ela estará na Escola Estadual Hélio Palma de Arruda, no Bairro Planalto.

Depois de uma pausa, em vista do feriado e do ponto facultativo de sexta-feira, a programação retorna na segunda-feira (12), com o Curta Misc Criança, mostra direcionada ao público infantil com visita monitorada das escolas e que ocorre das 8h às 12h (em todos os dias do evento). Das 9h às 12h e das 14h às 17h, o fotógrafo polonês radicado em Mato Grosso Wieslaw Jan Syposz ministra a Oficina e Workshop de Fotografia. Ela prossegue até sexta-feira (16), nos mesmos horários.

No dia 13 de abril, às 8h30, tem o (Entre) Letras Cuiabanas, com coordenação do professor Rosemar Coenga (UniRondon). O tema será ´´Rede de dormir: entrelaçares de vidas´´, com Lúcia Palma (pesquisadora da Coordenação de Cultura da UFMT). Às 18h30 começa a série de oficinas de Teatro com o ator Nestor Defletas (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão-MT). Elas também serão realizadas nos dias 15, 16, 20, 22, 23, 27, 29 e 30 de abril, no mesmo horário.

No dia 15, tem o (Entre) Letras Indígenas, às 18h30, com coordenação de Ana Paula Lopes (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso). O tema será ´´O homem algodão: uma etno-história nambiquara´´, com a participação de Anna Maria Ribeiro Costa (Ikuiapá-Funai). Na sexta-feira (16), às 18h30, o Curta Misc apresenta Índios Bororo (Museu do Índio-Funai), com comentários de Márcio Bororo (Academia dos Saberes Indígenas), e Rondon: O Último Bandeirante, com comentários de Joel Leão (cineasta).

No dia 20 de abril, o (Entre) Letras Cuiabanas, coordenado por Rosemar Coenga (UniRondon), aborda o tema O teatro em Mato Grosso no século XVIII, com a participação do dramaturgo Luiz Carlos Ribeiro. No dia 22, também às 18h30, o (Entre) Letras Indígenas, coordenado por Ana Paula Lopes (Seduc), traz o tema ´´Diversidade e política linguísticas: uma experiência com Chiquitano no Brasil´´, com a participação de Áurea Cavalcante Santana (Ikuiapá-Funai), e o tema ´´O manto do encoberto´´, com José Eduardo F. M. Costa (Funai).

Na sexta-feira, dia 23, às 18h30, o Curta Misc apresenta A Trama do Olhar, com comentários da cineasta Glória Albuês, e Igreja Senhor dos Passos: Formosa Tu És, Amada Minha, com comentários: Maria Antúlia Levente (coordenadora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado de Cultura).

No dia 27, às 8h30, o (Entre) Letras Cuiabanas, coordenado por Rosemar Coenga (UniRondon), trata do tema ´´A literatura infanto-juvenil que brota no cerrado mato-grossense´´, com Ângela Fontana. Na quinta dia 29, às 18h30, o (Entre) Letras Indígenas, coordenado por Ana Paula Lopes (Seduc), aborda ´´A história da educação escolar entre os Kura Bakairi´´, com a participação de Darlene Taukane (Funai-Instituto Yakamaniru).

Para fechar a programação, no dia 30, tem Curta Misc, às 18h30. O público poderá conferir Piõ Höimanazé: A Mulher Xavante Em Sua Arte, com comentários de Áurea Cavalcante Santana (Ikuiapá-Funai), e o documentário Fração Silva Freire, com comentários da professora Larissa Silva Freire Spinelli.

A programação é gratuita.

http://www.dobelclipping.com.br/clipping/noticias.cliente.php?y=1&MesTa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.