VOLTAR

Ministérios do Reino Unido e do Brasil lançam publicação em Nagoia

MMA - www.mma.gov.br
26 de Out de 2010

No dia 28 de outubro, o Ministério de Meio2 Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (DEFRA, na sigla em inglês) lança publicação sobre a interdependência das agendas de mudanças climáticas e de biodiversidade. Com o apoio do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Interligando agendas: clima e biodiversidade em um planeta vulnerável será anunciada em Nagoia, Japão, durante evento organizado pelo Governo Brasileiro às margens da 10ª Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, com a presença das ministras do Meio Ambiente do Reino Unido, Caroline Spelman, e do Brasil, Izabella Teixeira.

De acordo com as ministras, ecossistemas saudáveis e estabilidade climática são essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento humano. O texto de abertura da publicação chama atenção para o fato de que questões urgentes estão em jogo, e que impactos irreversíveis são previstos caso não haja ações efetivas voltadas para a sustentabilidade.

"Se não compreendermos as interligações entre as áreas voltadas para o clima, a biodiversidade e o desenvolvimento, será extremamente difícil conquistar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e eliminar a fome, pobreza e doenças. Ao ameaçar os sistemas naturais, ameaçamos nosso próprio bem-estar e prosperidade", argumentam as ministras no prefácio que assinam conjuntamente na publicação.

A publicação, que traz oito artigos inéditos de especialistas como Pavan Sukhdev, representante especial para a Iniciativa de Economia Verde da ONU, defende também que seja reavaliada a forma de uso, valoração e proteção dos recursos naturais. Para Spelman e Teixeira, criar soluções economicamente viáveis e sustentáveis não será uma tarefa simples. No entanto, é fundamental encontrá-las e fazê-las funcionar.

"Reconhecer o verdadeiro valor da biodiversidade e dos ecossistemas, levando-os em conta em nossas decisões econômicas, poderia encaminhar governos, empresas e a sociedade numa direção de crescimento justo e sustentável", prevêem as ministras.

Ação imediata, problema global

Teixeira e Spelman acreditam que a mudança de pensamento seja um grande passo para ações efetivas: "Embora muitos tenham a impressão de estarem distantes da natureza, para a maioria das pessoas no planeta, a perda de biodiversidade é uma ameaça imediata à vida".

Desta maneira, para as ministras do Meio Ambiente do Brasil e do Reino Unido, um maior debate internacional é necessário. "Acreditamos fortemente que, ao identificarmos e agirmos frente às conexões das agendas de clima e de biodiversidade, poderemos proteger o nosso precioso capital natural, ao mesmo tempo em que nos adaptamos e mitigamos as ameaças das mudanças climáticas", finalizam com esperança de que, ao compartilharem a experiência do Brasil nesse tema, ajudem a contribuir para o debate.

Mais informações

Para mais informações, entre em contato com Fernanda Ros da Embaixada Britânica no Brasil, (61) 3329 2330.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.