VOLTAR

Ministério da Saúde promove o Abril Saúde Indígena

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
15 de Abr de 2011

Na semana em que se comemora o Dia do Índio (19/04), o Ministério da Saúde promove o Abril Saúde Indígena. O evento, que será realizado entre 18 e 20 de abril, é uma iniciativa da Secretaria Especial de Saúde Indígena para discutir com as comunidades indígenas as ações do Governo Federal que garantem o direito à saúde dos cerca de 220 povos indígenas que habitam o território brasileiro.

A nova Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), criada em outubro de 2010, é a responsável por coordenar a política nacional de atenção à saúde indígena, promovendo o diálogo intercultural, ampliando o acesso e qualificando os serviços, observando as características e especificidades de cada etnia.

Durante o Abril Saúde Indígena serão lançados programas estratégicos voltados para população indígena, com o objetivo de aumentar o acesso desses povos a uma saúde de qualidade, adaptando programas de excelência já implantados pelo Ministério da Saúde à realidade indígena. Serão três os programas: Brasil Sorridente Indígena, Rede Cegonha Indígena, Programa de Controle do Câncer de Colo de Útero e de Mama Indígena.

No Abril Saúde Indígena também será assinado um decreto que regulamenta a execução das ações de atenção à saúde aos povos indígenas e a organização do controle social, no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. Além disso, os Conselhos Distritais de Saúde Indígena terão um programa específico de Inclusão Digital, que incluem um Kit do Canal Saúde com ponto do Canal, TV e antena parabólica.

Outra ação importante do evento será a efetivação da autonomia dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), que passarão a atuar como unidades gestoras, dando maior agilidade às ações de saúde indígena.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.