VOLTAR

Meio Ambiente e Ipea em aliança

O Globo, Negócios & cia, p. 26
Autor: OLIVEIRA, Flávia
07 de Nov de 2009

Meio Ambiente e Ipea em aliança

Flavia Oliveira

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está se aproximando do Ipea para tomar emprestado conceitos e medições da economia aos projetos sustentáveis. Quartafeira, o ministro Carlos Minc se reuniu com Márcio Pochman, presidente do Ipea, para tratar de um par de estudos. Recentemente, o instituto ligado ao Ministério do Planejamento reuniu 14 técnicos numa área dedicada à questão ambiental. A primeira missão do Ipea será montar um modelo capaz de quantificar os ganhos econômicos das unidades de conservação ambiental, projeto do MMA que, não raro, esbarra na resistência de governadores.

"Queremos provar que há vantagem econômica nas unidades de conservação. Os estados podem ganhar com ecoturismo, extrativismo sustentado, preservação do solo, das águas, da pesca e do clima", diz Minc. O Ipea encontrará uma forma de converter em moeda o retorno desses projetos. Assim, será mais fácil defender a criação das áreas de conservação, inclusive dentro do próprio governo federal. A segunda linha de estudos tem a ver com retorno econômico-financeiro do licenciamento ambiental. Hoje, a eficiência desse processo é medida unicamente pelo prazo para concessão da licença. "Se a liberação é rápida, agrada ao empresário, frustra os ambientalistas. Se demora, o investidor reclama", raciocina o ministro. Para Minc, há outros elementos a serem considerados no processo. Por exemplo, em quanto o licenciamento aperfeiçoou processos produtivos, preservou recursos naturais e estimulou o uso de tecnologias limpas.

O Globo, 07/11/2009, Negócios & cia, p. 26

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.