VOLTAR

MDB denuncia a situação das reservas indígenas

Folha de S. Paulo (São Paulo - SP)
27 de Nov de 1977

A situação das terras indígenas, a questão do Parque Indígena do Araguaia e do Parque Nacional do Xingu são alguns dos pontos principais contidos no relatório alternativo apresentado pelo MDB à CPI do Índio. As causas listadas para o aumento de invasores são a falta de recursos do Incra para o reassentamento de posseiros, a lenta tramitação judicial de ações impetradas pela Funai e o desconhecimento do órgão em relação à Amazônia Legal.
A CPI Índio, criada para apurar irregularidades sobre a questão indígena, termina com poucos resultados. Uma das grandes críticas feitas a ela, foi a escolha dos convocados a depor, pois muitos deles eram diretamente ligados à Funai. Outro ponto discutido dizia respeito a consulta às lideranças indígenas, que necessitavam ser ouvidas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.