VOLTAR

Mato Grosso quer reduzir 30% das queimadas no estado

Secom/TO - http://secom.to.gov.br
27 de Mai de 2009

O Mato Grosso quer reduzir em 30% o número de queimadas no Estado ocasionadas por conta da seca e as queimadas, que tendem a aumentar no período de estiagem, podem causar sérios desequilíbrios e pioram os indicadores ambientais.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) abriu ontem (26) o "1o Encontro Interestadual para Enfrentamento da Seca - Pré-Seca 2009", que conta com as presenças de representantes do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e dos Estados do Acre e Rondônia.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Luiz Henrique Daldegan, entre as grandes preocupações estão os parques e as unidades de conservação. - Todos os anos o Pantanal, por exemplo, enfrenta esse problema do fogo muito forte. Então, vamos priorizar essas unidades-, disse.

Para isso, segundo Daldegan, serão feitos monitoramentos constantes e um grupo de bombeiros receberá capacitação para serem multiplicadores na formação de brigadistas nos municípios.

No Estado, os focos de calor encontram-se até agora dentro do esperado, segundo o coordenador de Gestão do Fogo da Sema, tenente coronel Alessandro Borges. Os cerca de 1.400 focos estão dentro da normalidade.

O Mato Grosso registrou no ano passado 84 mil focos, sendo que houve uma redução de 74% no comparativo entre 2007 e 2008. O Estado promete lançar mão das apreensões, multas, além de prisões se for necessário, para combater este tipo de crime ambiental.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.