VOLTAR

Mata Atlântica: oficinas debatem recuperação

Gazeta de Taubaté - https://gazetadetaubate.com.br/
05 de Mar de 2018

Mata Atlântica: oficinas debatem recuperação
Serão realizadas seis oficinas durante esse mês, entre os dias 6 e 24

Gazeta de Taubaté
5 de Março de 2018

A Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté realiza esse mês seis oficinas para discussão do PMMA (Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica).

O plano, que ainda será elaborado, deve reunir os elementos necessários à proteção, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica no município.

Segundo o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, divulgado no fim de 2015 pelo Instituto SOS Mata Atlântica, Taubaté é a sexta cidade de São Paulo que menos preserva o bioma. O município tem apenas 6% de vegetação natural, de acordo com o levantamento.

"Essa redução significativa da cobertura vegetal tem contribuído para a ocorrência de eventos críticos em diversas áreas do município, assim como reduz a capacidade de retenção de água no solo, aumentando os processos erosivos, com significativos transportes de sedimentos para os rios, criando condições propícias para inundações", informou a secretaria.

"Entre os prejuízos socioambientais na região, podem ser listados a perda significativa da biodiversidade, erosões e empobrecimento dos solos, assim como a redução da disponibilidade de oferta de água, dentre outros", completou a pasta.

CONTRATO/ A criação do plano municipal está prevista em lei federal de 2006.

Segundo a legislação, os municípios que possuem o plano têm prioridade na obtenção de recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, destinados a projetos envolvem conservação de remanescentes de vegetação nativa, pesquisa científica ou áreas a serem restauradas.

A prefeitura contratou a empresa E-COnsulting Consultoria Ambiental e Tecnologia da Informação para elaborar o PMMA. O serviço custará R$ 60 mil ao município. O prazo para conclusão é de quatro meses.

Confira as oficinas previstas para esse mês:

06/03 - 9h às 12h

Secretaria de Meio Ambiente - Rua Itanháem, 37 - Jardim Russi

10/03 - 15h às 18h

Escola Prof. Ciniro Matias Bueno - via de acesso 7, 354 - Chácara Ingrid/Barreiro

14/03 - 19h às 22h

Auditório da Engenharia Civil - Unitau - Rua Exp. Ernesto Pereira, 99 - Centro

17/03 - 15h às 18h

Escola Ver. Judith Mazella Moura - Estrada municipal Visconde de Mossoró, 3.975 - Pinheirinho

19/03 - 18h30 às 21h30

Escola do Trabalho - Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 1.555 - Jaboticabeiras

24/03 - 15h às 18h

Escola Prof. José Marcondes de Moura - Monjolinho - estrada municipal Sete Voltas, 11.000 - Sete Voltas

https://gazetadetaubate.com.br/mata-atlantica-oficinas-debatem-recupera…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.