VOLTAR

Marcha pede demarcação de terras e fim da violência contra indígenas

Radioagência Nacional http://radioagencianacional.ebc.com.br/
Autor: Maíra Heinen
26 de Abr de 2018

Mais de 3 mil indígenas marcharam pela Esplanada dos Ministérios, nesta quinta-feira (26), por demarcação de terras e contra a violência que atinge os diferentes povos no país.

A ação faz parte das atividades do Acampamento Terra Livre, que ocorre desde segunda-feira (23), em Brasília. Com carros de som e palavras de ordem, os índios seguiram até o Ministério da Justiça, onde hastearam uma bandeira com 24 metros de largura com os dizeres: "Chega de genocídio, demarcação já".

Eles também derramaram tinta vermelha em via da Esplanada, simbolizando o sangue de indígenas assassinados.

A liderança Kretã Kaingang relatou o aumento da violência e do preconceito contra os povos em todas as regiões.

Carregando um grande mapa do povo munduruku, Alessandra Korápi explicou o motivo de estar na marcha.

Entre as principais demandas dos grupos indígenas está revogação do Portaria 001 de 2017 da AGU.

Um dos pontos da portaria é o Marco Temporal, tese que condiciona o direito à terra somente aos indígenas que a ocupavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição. O Acampamento Terra Livre é realizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e conta com o apoio de organizações indigenistas e socioambientais. O evento termina nesta quinta-feira.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2018-04/m…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.