VOLTAR

Mais estrutura para Funai

Jornal O Povo
17 de Mai de 2007

Cerca de 400 índios ocuparam ontem a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Ceará, que funciona no bairro da Parquelândia. Os índios, de várias tribos cearenses, reivindicam do Governo Federal que o escritório da Funai em Fortaleza, vinculado à Unidade Regional de João Pessoa (PB), ganhe mais infra-estrutura de pessoal. "Hoje temos mais de 20 mil índios no Ceará divididos em 12 tribos indígenas. Enquanto isso, a Funai conta com apenas 12 funcionários.

E nossas terras estão permanentemente sendo invadidas", denunciou o índio Dourado Tapeba, diretor da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

A falta de infra-estrutura do escritório local da Funai é reconhecida pelo chefe regional, Nemézio Moreira Júnior, que diz
falta pessoal para a fiscalização nas aldeias. "Quase todos os funcionários daqui atuam apenas no setor administrativo. Para a fiscalização tem eu e mais dois servidores, que dirigem os carros, até num desvio de função, quando temos de ir conferir alguma denúncia nas comunidades indígenas", disse Nemézio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.