VOLTAR

Madeira ilegal é apreendida em ação conjunta na Reserva Extrativista Rio Ouro Preto

ICMBio
27 de Mai de 2008

Um caminhão com aproximadamente cinco metros de madeira serrada foi apreendido na Reserva Extrativista Rio Ouro Preto no último dia 16. A madeira havia sido retirada ilegalmente de um dos ramais da reserva e estava sendo conduzida à sede do município de Guajará-Mirim, Rondônia. A apreensão foi resultado de uma ação conjunta das reservas extrativistas Rio Ouro Preto e Barreiro das Antas, além do Parque Nacional Serra da Cutia

A Resex Rio Ouro Preto é uma das quatro primeiras criadas no país, com aproximadamente 180 famílias de extrativistas vivendo numa área de 204.583 hectares. Desse total, aproximadamente 31 mil hectares estão ocupados de maneira irregular, por famílias de pequenos e grandes agropecuaristas, que, para abertura das pastagens, vêm desmatando continuamente a área.

O processo inicia-se com a retirada ilegal de madeiras de lei, seguido do desmatamento de extensas áreas por meio de queimadas e, por fim, plantio de capim para alimentação de gado bovino. Todas estas ações são ilegais, e ajudam a caracterizar a unidade como a segunda colocada no que se refere à extensão de áreas atingidas pelo desmatamento nas Unidades de Conservação Federais em Rondônia, com 13.885,11 ha desmatados.

A escassez de madeira fora de unidades de conservação em Rondônia intensifica as pressões sofridas pela reserva extrativista. Somadas a isso, as várias rotas terrestres de acesso aos seus mais de 204 mil hectares dificultam consideravelmente a realização de ações de vigilância e proteção da unidade. Por esse motivo, as equipes das UC's locais vêm realizando ações conjuntas, tendo em vista a importância do mosaico (composto por 16 áreas protegidas, entre Terras Indígenas e Unidades de Conservação) para a conservação da natureza no estado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.