VOLTAR

Lula propõe a governador do MS comprar terra para indígenas guaranis

Poder 360 - poder360.com.br
Autor: Evellyn Paola
12 de Abr de 2024

Presidente disse que Riedel pode ligar para ele assim que encontrar as fazendas para salvarem os indígenas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs ao governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), que compre terras para salvar os indígenas da etnia guarani que vivem "na beira da estrada" em Dourados (MS). O pedido foi feito nesta 6ª feira (12.abr.2024) em ato de comemoração à habilitação (permissão para funcionar) de frigoríficos em Campo Grande (MS) para ampliar a exportação de carnes para a China.

"Eu quero lhe dizer que se você encontrar as terras para que a gente recupere a dignidade desse povo, o governo federal será parceiro na compra e no cuidado para que eles voltem a viver dignamente. O que eles não podem é ficar na beira da estrada mendigando", declarou o petista.

Lula pediu ainda para que Riedel ligasse para ele assim que encontrasse as fazendas. "Nós vamos comprar essas fazendas e vamos fazer o que precisar fazer nessas terras pra dar, àqueles indígenas, o direito à decência que eles perderam por falta de trato e respeito com eles", disse.

EVENTO COM JBS
A declaração do presidente foi dada durante ato em comemoração à habilitação de frigoríficos para exportações à China, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Mais cedo, também nesta 6ª feira (12.abr), o petista visitou a fábrica da produtora multinacional de alimentos JBS que enviará para a China o 1o lote de alimentos produzido pelos novos 38 frigoríficos. Em 12 de março de 2024, 38 novas unidades produtoras de carne foram autorizadas a enviarem seus produtos ao país asiático.

O governo estima que, somados aos 106 frigoríficos que já negociavam com a China, contribuirão com uma alta de R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira nos próximos 12 meses.

O evento contou com a presença do fundador da JBS, José Batista Sobrinho, e os irmãos Joesley e Wesley Batista, acionistas controladores da JBS. Além deles, o ato também contou com diretores de grupos da empresa e ministros de Estado.

Eis a lista de presentes:

Aguinaldo Filho, presidente da J&F;
Beto Pereira (PSDB-MS), deputado federal;
Camila Jara (PT-MS), deputada federal;
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária;
Dagoberto Nogueira (PSDB-MS), deputado federal;
Eduardo Riedel (PSDB), governador do Mato Grosso do Sul;
Geraldo Resende (PSDB-MS), deputado federal;
Gerson Claro (PP-MS), deputado estadual;
Gilberto Tomazoni, presidente da JBS Global;
Gilberto Xandó, CEO da JBS;
Renato Costa, presidente da Friboi;
Ricardo Santin, presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal);
Simone Tebet, ministra de Planejamento e Orçamento;
Vander Loubet (PT-MS), deputado federal;
Wilson Gregório, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Carne e Derivados de Campo Grande;
Zeca do PT (PT-MS), deputado estadual.
Assista à íntegra da fala de Lula (31min36s):

12.abr.2024 (17h16) - diferentemente do que foi publicado neste post, a cidade de Campo Grande fica no Mato Grosso do Sul, e não no Rio Grande do Sul. O texto foi corrigido e atualizado.

https://www.poder360.com.br/governo/lula-propoe-a-governador-do-ms-comp…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.