VOLTAR

Livro retrata disputa pela terra entre índios, missionários e fazendeiros

Jornal Folha de Boa Vista
11 de Abr de 2007

O professor de História do Brasil da Universidade Federal de Roraima, Jaci Guilherme Vieira, lança amanhã (12) o livro "Missionários, Fazendeiros e Índios em Roraima: a Disputa pela Terra". O evento será na sede do Centro de Cidadania Nós Existimos, às 19 horas.

O livro foi fruto de uma investigação sobre as diferentes formas de disputa das terras em Roraima. Foi tese de doutorado defendida em 2003 na Universidade Federal de Pernambuco e mete o dedo na ferida aberta da questão indígena e fundiária e do mito da convivência pacífica entre índios e não-índios.

Na página 102 do livro de Jaci Guilherme Vieira estão os números catalogados que revelam os verdadeiros interesses pelas terras indígenas em Roraima em. Segundo o autor existe hoje o país uma grande massa de requerimentos de grandes e pequenas mineradoras querendo explorar minérios em terras indígenas.

Em dezembro de 1993, conforme o livro, eram 4.453 processos em 117 terras indígenas. Em abril de 1995, cresceram para 4.845 processos em 126 terras indígenas. Desse total, 630 requerimentos incidem sobre as áreas indígenas de Roraima: 554 na reserva yanomami, 70 na Raposa Serra do Sol e 16 em São Marcos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.