VOLTAR

Livro escrito por professor indígena em RO ressalta a história e cultura do povo Paiter Suruí

G1 RO - g1.globo.com/ro
Autor: G1 RO
29 de Jun de 2021

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2021/06/29/livro-escrito-por-p…

Ilustrações feitas por jovens Paiter compõe o livro, além de um glossário bilíngue e notas de rodapé que explicam trechos importantes do texto.

Um pouco da história e cultura do povo Paiter Suruí será contada no livro "Na imensidão da floresta: Gakamam Suruí e suas memórias", através da visão de Gakamam Suruí, descrita pelo filho, Luiz Weymilawa Suruí.

Lançada inicialmente na aldeia Gapgir, no último domingo (27), a obra será apresentada ao público em geral nesta sexta-feira (02), das 16h às 18h (horário de Rondônia) através de live do Youtube do Museu Indígena Paiter a Soe.

A cerimônia conta com a presença da antropóloga e escritora brasileira, Betty Mindlin.

A narrativa aborda a vida de uma dos clãs do povo Paiter Suruí , enquanto ainda eram isolados da sociedade. Ilustrações feitas por jovens Paiter compõe o livro, além de um glossário bilíngue e notas de rodapé que explicam trechos importantes do texto.

Quem é o autor?
Luiz Weymilawa é mestre em educação escolar e professor de geografia e historia na escola indígena da aldeia Gapgir, localizada na Terra Indígena Sete de Setembro, além disso é idealizador e diretor do Museu Paiter a Soe.

O objetivo do escritor, além preservar e divulgar a cultura do seu povo, é oferecer conteúdo didático para os estudantes indígenas.

O livro "Na imensidão da floresta: Gakamam Surui e suas memórias" é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do educador. Foram cinco anos de trabalho até ele finalmente ficar pronto.

O livro não é inédito em relação à história dos Paiter Suruí, mas é o primeiro escrito em língua portuguesa.

Segundo o prefácio escrito por Betty Mindlin, "com o belo livro em português, Weymilawa abre caminho para essa fusão, com uma linguagem criativa. Consegue, com intuição, dar em português o sabor da fala indígena".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.