VOLTAR

Líderes indígenas fazem protesto em Ji-Paraná, RO, contra portaria 303

G1 - http://g1.globo.com/
04 de Set de 2012

Caracterizados e com flechas, cerca de 200 índios seguiram para a Funai.
Para as lideranças, portaria não é favorável ao povo indígena.

Cerca de 200 lideranças de povos indígenas se reuniram nesta terça-feira (4), em frente ao Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado (Sindsef) de Rondônia, em Ji-Paraná, RO. Os índios protestam contra a portaria 303, que trata sobre a demarcação de terras indígenas. Caracterizados e com flechas, os índios seguiram para a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Para as lideranças, a portaria 303 não é favorável ao povo indígena. "Queremos a imediata revogação da portaria 303. Na próxima semana vamos trazer 500 lideranças pra fazer outra manifestação. Enquanto existir a portaria, vamos manifestar", diz Heitor Gavião, líder indígena.

Os índios pedem a anulação da portaria. De acordo com a Funai, caso seja aprovada, a medida concede direito de demarcação à Câmara Federal. A medida está suspensa até o fim de setembro.

Além dos povos araras, gavião e zoró, representantes do Ministério Público de Rondônia e da Funai também participam do protesto. Em Rondônia existem pelo menos 12 mil índios e, de acordo com líderes indígenas, a mudança nas demarcações de terras pode favorecer as invasões nos territórios.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/09/lideres-indigenas-fazem…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.