VOLTAR

Lideranças indígenas e quilombolas fazem ato público, em Belém

G1 - http://g1.globo.com
03 de Out de 2013

Ato faz parte de mobilização nacional, que ocorreu em Brasília e São Paulo.
Grupos discutiram demarcação e regularização de territórios em Oriximiná.

Lideranças indígenas e quilombolas fizeram um ato público em frente ao prédio de uma faculdade localizada na avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, na tarde da última quarta-feira (2). Eles se reuniram para discutir a demarcação de terras dos índios e a regularização do território quilombola em Oriximiná, no oeste do Pará.

O encontro fez parte da Semana Nacional de Mobilização Indígena, que ocorreu também em Brasília e São Paulo. Na capital do Pará, 15 lideranças indígenas e 18 quilombolas se reuniram em um hotel para discutir o direito à terra. Todos os grupos moram às margens do rio Trombetas e Erepecuru, na região do município de Oriximiná.

O objetivo da mobilização é discutir os direitos dos índios e dos quilombolas. O principal questionamento é em relação a demarcação de terra desses povos. "Nós estamos há 10 anos lutando pela demarcação do nosso território tradicional Caxuiana, Donaiana. As grandes mineradoras estão avançando em pesquisas e a nossa preocupação é estar [lá], e enquanto a terra não tiver demarcada, não ter a mineração em terras indígenas que estão em andamento", afirmou a liderança indígena Juventino Perisina.

De acordo com a liderança quilombola, Francisco Hugo, existem 8 mil quilombolas e 3.400 índios vivendo na região de Oriximiná. Hugo diz que a Constituição Federal garante aos povos indígenas e quilombolas o direito de terra e questiona por que eles ainda precisam lutar por isso. "Hoje a nossa barreira maior é isso, o governo não fazer aquilo que a Constituição Federal diz".

Acompanha reportagem em vídeo: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/10/liderancas-indigenas-e-quil…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.