VOLTAR

Kataguiri sobre PSL no Congresso: 'é 1 nível de amadorismo muito grande'

Poder 360 - https://www.poder360.com.br/congresso/
Autor: Kim Kataguiri
02 de Mai de 2019

Kataguiri sobre PSL no Congresso: 'é 1 nível de amadorismo muito grande'

Criticou intervenções de Bolsonaro
É relator do licenciamento ambiental
Assista à entrevista dada ao Poder360

LUDMYLLA ROCHA
02.maio.2019 (quinta-feira) - 6h00
atualizado: 02.maio.2019 (quinta-feira) - 13h12

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) voltou a criticar a atuação da líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), na articulação para aprovação da reforma da Previdência. Em março, os 2 congressistas trocaram ofensas pelo Twitter.

"É 1 nível de amadorismo muito grande, mesmo para quem está num 1o mandato. Quem quer votar é o governo, quem quer falar é a oposição. Isso é uma dinâmica que fica clara já na 1ª semana que você participa de qualquer comissão ou do plenário da Câmara dos Deputados", afirmou em entrevista ao Poder360.

O demista se referia especificamente à intervenção de Joice durante a votação da reforma da Previdência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara. Na ocasião, o líder do DEM, Arthur Maia (BA), disse que o partido deixaria a votação caso a deputada fizesse 1 novo discurso.

"Eu acho que não faz o menor sentido o governo, tanto na figura da deputada Joice Hasselmann quanto na de outros parlamentares do PSL, obstruir a própria votação usando tempo de fala. Ao governo interessa votar a reforma, não interessa holofote, não interessa aparecer. Quem se interessa em aparecer, bater bumbo, fazer com que a sessão se prolongue para não votar é a oposição", disse. Assista à íntegra da entrevista (37min56s):

Também em entrevista ao Poder360, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) atribuiu os problemas de articulação do partido à falta de experiência. Kataguiri discorda.

"Já tem tempo suficiente para você saber que o tempo de liderança do governo é 1 instrumento de obstrução e que você não deve utilizar esse tempo contra si mesmo. Não se porque razão ainda certas lideranças do governo insistem em utilizar esse tempo e obstruir as próprias votações que seriam de interesse do governo, mas acho que isso extrapola a falta de experiência", declarou.

ESCOLA SEM PARTIDO
Kataguiri é 1 dos fundadores do MBL (Movimento Brasil Livre), que defende o Escola Sem Partido, projeto que pretende proibir o uso de ideologias políticas no ensino, mas diferentemente do presidente Jair Bolsonaro, não apoia a filmagem de professores.

"Essa questão da filmagem eu acho que cria 1 clima de beligerância desnecessário em sala de aula. Claro, se houver 1 abuso o aluno pode buscar se houver dentro da sala de aula ou fora da sala de aula o depoimento de outros alunos que possam corroborar o depoimento dele, mas eu não acho que em todo o momento e em toda ocasião isso possa ser feito como já não está previsto no projeto que a gente defende", afirmou.

INTERVENÇÃO EM ESTATAIS
Para o demista, as intervenções do presidente Bolsonaro tanto na Petrobras -quando vetou 1 reajuste de 5,7% no diesel- quanto no Banco do Brasil, quando solicitou a retirada de uma propaganda, são indevidas.

"Ou você é liberal ou você defende uma política de controle de preços. Ou uma coisa ou outra. O presidente da República não tem que interferir na política de preços da Petrobras. Aliás, o presidente da República tem de parar com essa visão equivocada de que a Petrobras é estratégica, de que sem a Petrobras a gente perde a nossa soberania nacional", afirmou.

Sobre o Banco do Brasil, o deputado de 1o mandato declarou que Bolsonaro está "usurpando o papel do presidente da estatal". "O presidente da estatal deve ter autonomia para tomar as decisões. Nós já não defendemos que seja estatal, mas, em sendo, que ele tenha autonomia para tomar as medidas que ele acha necessárias porque ele tá no dia a dia da empresa", disse.

LEI DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL
O relator do projeto disse que "ainda não existe 1 consenso" sobre o parecer, mas que 2 pontos contam com a simpatia de deputados em número suficiente para aprovação:

Opinião sem veto - os órgãos ligados ao meio ambiente poderão opinar "naquilo que é na jurisdição deles", mas desde "que a palavra final fique com o órgão licenciador";
Prazo claro - os órgãos reguladores terão de informar se a licença ambiental será concedida ou não. Esse prazo deve ficar entre 60 e 90 dias.
O deputado pretende apresentar o parecer já na semana que vem. Quer antes uma "construção de consenso entre os líderes [partidários]".

"O que é o meu objetivo no relatório do licenciamento ambiental? Fazer com que o processo não seja burocrático, seja simples, tenha regras objetivas, que não abra margem para que o agente do estado vá lá achacar o agente da iniciativa privada utilizando os prazos e a burocracia. [...] E que, ao mesmo tempo, a gente aprimore os mecanismos de fiscalização e controle que hoje não funcionam", declarou.

Questionado sobre a possibilidade de tais alterações aumentarem a probabilidade de que haja danos ambientais, Kataguiri diz que o texto ainda não está fechado: "Todos aqueles que já de start colocam essa reação de 'não, mas vai permitir que desmate todas as florestas, mate os índios, mate os quilombolas, destrua o patrimônio histórico', o texto não existe, como você tá criticando 1 bicho que você nem sabe como é?".

O deputado comentou ainda outros temas como:
aborto: é contra, mas não defende alterações na legislação vigente;
descriminalização de drogas: é a favor apenas no caso da maconha;
flexibilização do porte de armas: é a favor.

https://www.poder360.com.br/congresso/kataguiri-sobre-psl-no-congresso-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.