VOLTAR

Justiça anula tombamento do Encontro das Águas no Amazonas

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br
04 de Ago de 2011

O Encontro das Águas teve o tombamento definitivo, estabelecido pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), anulado nesta quarta-feira (4). A Justiça Federal acatou pedido do Governo do Estado e decidiu pela suspensão até a realização de audiências públicas nos municípios afetados pela medida.

Segundo o Governo, o Executivo Estadual não foi "notificado devidamente acerca das fases do procedimento de tombamento". O titular da 7ª Vara da Seção Judiciária do Amazonas, juiz Dimis da Costa Braga, acatou o pedido e anulou o tombamento para a viabilização de consultas públicas.

O Iphan tombou o fenômeno de encontro entre os rios Solimões e Negro por unanimidade entre os 22 membros do Conselho Consultivo, em novembro do ano passado. Eles consideraram a proposta pelo caráter de excepcionalidade do fenômeno e em seu alto valor paisagístico. Pela decisão, ficava protegido os dez quilômetros contínuos do encontro das águas pretas do rio Negro e das barrentas do Solimões.

Veja em anexo a sentença da Justiça.

http://www.portalamazonia.com.br/secao/noticias/2011/08/04/justica-anul…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.