VOLTAR

Justiça aceita denúncia contra vereadora e mais três suspeitos de explorar ouro ilegalmente no AP

G1 - https://g1.globo.com
03 de Dez de 2019

Prática acontecia há mais de 20 anos em garimpo em Tartarugalzinho, segundo o MPF. Investigação também aponta desmatamento e trabalho escravo.

A vereadora conhecida como Raimundinha Garimpeira, de Tartarugalzinho, virou ré em ação na Justiça Federal. Ela é acusada de explorar ilegalmente ouro e tantalita há mais de 20 anos no município onde atua, a 230 quilômetros de Macapá. Ela foi o principal alvo de Operação Falsino, deflagrada em 2018. Além dela, outras três pessoas também respondem à ação penal.

A ação da Polícia Federal (PF) resultou na prisão de 9 pessoas na área do garimpo Falsino no interior do Amapá. Além de extração ilegal de minério, o grupo também é acusado de praticar desmatamento e trabalho análogo ao escravo.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), a exploração de minério era feita há mais de 20 anos de forma irregular, em área não autorizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

Além da vereadora, também são réus o marido e a filha dela, e mais um empresário. Eles vão responder pelos crimes de associação criminosa, usurpação de patrimônio da união, lavagem de capitais e crimes ambientais.

A ação tramita na 4ª Vara da Justiça Federal. A Rede Amazônica não conseguiu falar com a defesa dos acusados até a última atualização desta reportagem.

Operação Falsino

Além das ações de buscas e 9 prisões realizadas em 2018, foi bloqueado o valor de R$ 3 milhões das contas de uma empresa apontada como receptora do minério extraído ilegalmente.

Foi levantado também que os investigados atuavam fora das normas previstas pela ANM e do antigo Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap).

Vídeos divulgados pela PF mostram a ação dos agentes que fizeram a detonação de todo maquinário usado para extração de ouro e tantalita no garimpo. A destruição foi autorizada pela Justiça (veja acima).

A prática teria causado sérios danos ambientais, como desmatamento em área de proteção, e assoreamento e contaminação de rios por mercúrio

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2019/12/03/justica-aceita-denunci…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.