VOLTAR

Juruti inicia estudo para criação de Unidade de Conservação, no Pará

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br
01 de Set de 2014

O município de Juruti, no Pará, está prestes a ganhar a Unidade de Conservação da Natureza nos Lagos Mole e Jará. As Gerências de Proteção ao Meio Físico (Gemfi) e de Proteção à Flora (GPFlora), da Diretoria de Áreas Protegidas da Secretaria de Estado de Meio (Sema) já iniciaram os estudos no local. A responsabilidade do trabalho será compartilhada com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Juruti.

A expedição para o projeto iniciou no Lago Mole e percorreu igarapés e lagos como o da Santana, da Jangada, do Araçá e do Surucuína. A equipe envolvida estabeleceu, com base na vegetação predominante, os possíveis limites da Unidade de Conservação de Proteção Integral, que será consolidado com a gerência de Geoprocessamento.

A gerente de Proteção à Flora, da Sema, Maria Bentes, informou que o lago serve como refúgio para diversas espécies de peixes e répteis, como o jacaré tinga e o tracajá, e a vegetação encontra-se bastante preservada. "A interação ecológica é impressionante, os tracajás utilizam as áreas de aningais para desovar, enquanto macacos prego retiram as copas das palmeiras caranãs para se alimentar de palmito. Isso demonstra que estudos da vegetação são imprescindíveis para delimitação dos limites de uma UC para garantir a sustentabilidade ecológica", detalhou.

O Lago Jará está localizado na sede municipal e o acesso se dá por via terrestre, sendo que os levantamentos foram feitos por embarcação. A equipe percorreu limites externos via terrestre e contornou os limites internos por barco. Esse lago tem como particularidade a ocupação de parte de suas margens por populações humanas e atividades pesqueiras, o que lhe confere potencialidade para uma UC de uso sustentável, permitindo a interação homem-natureza. Apesar de haver trechos extensos de supressão vegetal, boa parte da margem ainda se encontra preservada, e ações de proteção tornam-se importantes para a manutenção do ecossistema.

Nos dois lagos foram realizados levantamentos de solo, hidrografia, clima e relevo para caracterização do meio físico, além de identificação das formações vegetais e das principais espécies de flora da área de estudo.

http://www.portalamazonia.com.br/editoria/meio-ambiente/juruti-inicia-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.