Diário de Grande ABC (Santo André - SP)
29 de Nov de 1980
Mário Juruna deverá assumir a presidência do 4o Tribunal Russel, que acontece para tratar dos problemas dos índios na América. Juruna havia sido impossibilitado de participar do Tribunal devido à negação de seu passaporte em decorrência da proibição da viagem feita pela Funai. O bispo dom Tomas Balduino, que defendeu o caso dos índios Nambikwara, elogiou a permissão concedida pelo Supremo Tribunal de autorizar a viagem de Juruna.
Índios dos EUA denunciaram a intimidação opressiva e a situação de desalojamento de suas terras que estão vivendo. Índios do Canadá acusaram projetos de usinas hidrelétricas, atividades mineiras e florestais pela destruição de grandes extensões de terras e pelo esgotamento de recursos tradicionais de pesca e caça.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.