VOLTAR

Juruna apela a Figueiredo mas Andreazza veta viagem

Jornal do Brasil (Rio de Janeiro/RJ)
04 de Nov de 1980

O cacique xavante, disposto a apelar ao presidente Figueiredo para conseguir seu passaporte para comparecer ao Tribunal Russell, recebe um veto do ministro Adreazza, que afirma categoricamente que "Juruna não irá ao Tribunal". A justificativa é a de não reconhecimento do Tribunal e de não encontrar razão para "um tutelado se fazer representar". A Funai já negara o pedido, mesmo diante da promessa de que concederia.
O Xavante expõe seu incômodo e revolta para com a presidência da Fundação ao afirmar que coronéis, que nada sabem sobre o indígenas, substituem antropólogos "amigos dos índios". O cenário é de repressão das iniciativas indígenas, o que para o cineasta Zelito Viana, que dirigiu um documentário sobre os índios brasileiros que será exibido no Tribunal, denota que os "índios não têm para onde fugir" e "estão para estourar revoltas indígenas em dezenas de lugares, porque eles não têm outro meio de se defender".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.