VOLTAR

Jovens indígenas discutem realidade de seus povos e lançam exposição no Senado

UNESCO - http://www.unesco.org
02 de Jun de 2014

Brasília, 2 de junho de 2014 - A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal realiza Audiência Pública sobre situação de crianças e adolescentes indígenas da Amazônia nesta terça-feira, dia 3 de junho, às 14 horas. A audiência, proposta pelo UNICEF, tem por objetivos criar um espaço de expressão para adolescentes e jovens indígenas organizados por meio de suas redes de participação social e debater os avanços e desafios na realização dos direitos de adolescentes e jovens indígenas da Amazônia.

Além da audiência pública, solicitada pelas senadoras Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM) e Ana Rita (PT-ES), será aberta também a Exposição Fotográfica EyeSee - Ver o Mundo pela Fotografia, fruto de parceria entre o UNICEF e o setor privado. A exposição, que ficará instalada no Espaço Ivandro Cunha Lima, no Senado, é resultado da Oficina de Fotografia realizada com adolescentes e jovens indígenas do Alto Rio Solimões, em Tabatinga, com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM-FAEPI). A exposição foi apresentada primeiro às próprias comunidades envolvidas no projeto, tendo passado por Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Tabatinga, municípios localizados no Alto Rio Solimões (AM), e Manaus. Sete povos indígenas foram retratados pelos jovens das aldeias que virão ao Senado participar do lançamento da exposição.

O objetivo do evento é dar visibilidade às desigualdades que impactam as populações indígenas que vivem na Amazônia, especialmente crianças e adolescentes. De acordo com Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil, "há uma tripla exclusão - étnica, por serem indígenas; de classe, por serem pobres; e geracional, por serem jovens -, que pode ser até pior se são mulheres."

Para o representante do UNICEF, será um momento importante para que os próprios jovens e adolescentes indígenas falem de suas histórias e desafios, buscando mostrar aos parlamentares a importância de se ouvir esses grupos. Serão sete jovens e adolescentes dos Estados do Acre, Amazonas e Roraima que estarão presentes na audiência pública.

A audiência é estratégica para a produção de informação e análise que contribuam para uma maior visibilidade dos temas relacionados aos direitos de adolescentes e jovens da Amazônia no Senado Federal, gerando canais de diálogo e participação dos adolescentes e jovens com os parlamentares e ainda sugerindo prioridades legislativas para assegurar políticas públicas para a Amazônia.

Exposição EyeSee - Ver o Mundo pela Fotografia - Em dezembro de 2013, 18 adolescentes indígenas das etnias Tikuna e Kokama, da região ao Alto Rio Solimões, participaram de uma oficina com o renomado fotógrafo italiano Giacomo Pirozzi. Os participantes tiveram a oportunidade de mirar para o próprio cotidiano com outros olhos e ver a vida de outra forma. Os adolescentes perceberam que, para além de contar sua história a partir dos inúmeros cliques de uma câmera fotográfica, é possível conhecer as histórias de outras pessoas, outros mundos tão ricos, dramáticos, alegres e desafiadores quanto o seu próprio.

"O UNICEF acredita que esta exposição valoriza o protagonismo dos adolescentes e jovens indígenas e contribui para a valorização da cultura indígena, tão fundamental para a diversidade brasileira", diz o chefe da Plataforma Amazônia do UNICEF, Unai Sacona.

Serviço
O quê: Audiência Pública: Situação de adolescentes e jovens indígenas da Amazônia Legal Brasileira e apresentação da Exposição de Fotos do Projeto Jovens Comunicadores Indígenas.
Quando: Terça-feira 3 de junho, às 14h.
Onde: Plenário 9, Ala Senador Alexandre Costa, Anexo 2, Senado Federal (Brasília).

O quê: Exposição EyeSee - Ver o Mundo pela Fotografia (Visitação aberta ao público).
Quando: De 3 a 5 de junho.
Onde: Espaço Ivandro Cunha Lima, Anexo 1, Senado Federal, Brasília (DF).

http://www.unicef.org/brazil/pt/media_27233.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.